quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleições: O circo e a política

Numa cidade, foi armado um circo. Tudo estava pronto e a inauguração deveria ser à noite. Sem dúvida, irira ser uma grande festa, mesmo levando em conta que a situação não estava boa, pois uma prolongada seca castigava a região. Muita gente passando fome. Mesmo assim o circo ia bem. O povo esqueceria a tristeza, ao menos por algumas horas.

O palhaço vestiu suas roupas coloridas e fora da moda, pintou o rosto, colocou nariz postiço e foi para o palco contar anedotas. Parecia um campeonato de mentiras. O público se divertia. De repente chega alguém e cochica com o palhaço: "O circo está pegando fogo! Diga para o público que saia depressa". O palhaço mudou a voz e falou sério: "Vamos aindo depressa porque o circo está em chamas". O povo ria vendo o palhaço chorar e repetir: "Minha gente, saiam o quanto antes para não morrerem queimados". De repente as lonas estavam em chamas e começaram a cair sobre a platéia: era um incêncio de verdade.

Hoje a cena se repete. O povo não acredita em muitos políticos. Houve palhaçadas demais nos últimos anos. Poucos acreditam que agora estejam falando sério. Por isso as risadas saúdam as solenes promessas. Rodos corremos o risco de morrermos queimados!

O brasieleiro tem o direito, diante de tantos escândalos produzidos por alguns políticos, de externar sua desconfiança. Mas não pode, jamais, fugir de sua corresponsabilidade - afinal, não há parlamentar eleito sem voto. A eleição é um julgamento a que os candidatos se submetem e o eleitor é quem decide. Se a escolha for acertada, os dividendos aparecerão. A pena para o voto euivocado são quatro anos de arrependimento. E a ilusão é uma porta aberta para o precícipio do erro. A omissão é a pior escolha.

Política é coisa séria, muito séria, sobretudo para os cristãos. Votar corretamente é tão importante quanto rezar. A oração, sem o cumprimnto dos deveres de cidadãos, desagrada a Deus.



Para refletir:


1) "Política é coisa séria, muito séria, sobretudo para os cristãos". Você concorda com esta afirmação? Sim ou não? Por quê?


2) Você exerce seu dever de cidadão na política ou omite-se?


Fonte: O Voto vale um país melhor. Eleições 2010 - Arquidiocese de Feira de Santana/Ba.


(Texto retirado do Excelente Blog Catequese Caminhando)

Um comentário:

  1. Oi Roberto, fiquei muito feliz quando li suas palavras!!
    Espero que com meu blog eu possa ajudar muitas pessoas, e fazer com que as pessoas sintam a presença de DEUS em suas vidas assim como eu sinto!
    Que DEUS continue nos dando forças para continuarmos com Sua missão.
    Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja contigo,
    Obrigada, e abraços!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim... Caso você não tenha uma conta do Google e fizer seu comentário de forma anônima, não esqueça de deixar seu nome e seu e-mail para que eu possa entrar em contato com você!

PAZ & BEM!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...