1

1

domingo, 31 de julho de 2011

A internet contribuindo para a evangelização

 
Hoje surgem novos campos, novos areópagos



Por si só, a invenção do telefone provocou uma grande revolução no mundo das comunicações. O advento do computador, associado às telecomunicações, gerou uma nova tecnologia: a teleinformática. Essa tecnologia é simplesmente responsável pela Internet, um novo conceito em comunicação, responsável pela explosão de uma nova era: a da informação. Vivemos um momento em que a informação viaja na velocidade da luz.

A tecnologia disponível na atualidade imprime uma maior velocidade nas mudanças do nosso cotidiano e a Igreja Católica está sensível a essas mudanças. A Internet deverá ser vista pela Igreja não só como uma ágil ferramenta de comunicação, mas, sobretudo, como um instrumento útil de evangelização de um povo cada vez mais carente de Deus.

Estamos vivendo uma época ímpar, em que a Igreja faz todo esforço possível para adaptar-se, – conforme as exigências do momento, sem, contudo, se distanciar do que é essencial –, às novas tecnologias, com um desejo de construir e fazer acontecer o Reino de Deus, abrindo, assim, uma nova página, início de um novo capítulo na história da evangelização. Para a Igreja, evangelizar é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, é fazer nova todas as coisas (cf. Apoc 21, 5).

Felizmente temos a internet como uma graça que fascina a todos, como um espaço que nos ajuda no descobrimento de novos caminhos, meio imprescindível para fazer ecoar a mensagem do Evangelho, tornando a pessoa humana, nos dias de hoje, mais alegre e feliz, totalmente realizada em Cristo.

Hoje surgem novos campos, novos areópagos. É só olhar o mundo da internet para encontrar os nomes que já são conhecidos: web, sites, meios virtuais, programas interativos de TV, entre outros. À medida que se experimenta a ciência e a tecnologia, é claro e evidente que aparece o avanço na evangelização. As distâncias encurtadas e os acontecimentos e notícias em tempo real são graças e bênçãos. Que beleza e que maravilha!

Por isso, uma corajosa e lúcida imaginação se faz necessária, com uma boa linguagem e bem apropriada, de tal modo que o Evangelho chegue aos homens e mulheres do nosso tempo, envolvendo-os na nossa cultura hodierna, urbana e moderna. Cristo quer o coração ardoroso das pessoas de boa vontade, nas circunstâncias atuais, com novos métodos, novas expressões e novas maneiras.

Agora é preciso que tenhamos, nos dias de hoje, pessoas capacitadas, que vivam a intimidade das novas tecnologias, colocando-as a serviço da Boa Nova da Salvação. Eis o nosso maior desafio, que é o de toda a Igreja. Precisamos de animadores atualizados, que saibam levar a Palavra de Deus ao coração da nossa boa gente, com eficácia e criatividade, num mundo, em grande parte, indiferente, longe e distante da proposta e do convite do nosso Bom Deus, que é para todos.

O documento “A Igreja e a Internet” contribui para maior integração desses modernos recursos na atividade pastoral. A missão que Jesus deixou à Igreja foi a de transmitir aos confins da terra, até ao final dos tempos, Sua mensagem salvadora. Ela deve ser cuidadosamente distinguida do crescimento do Reino de Cristo. Contudo, seu progresso é de grande interesse para o Reino de Deus, na medida em que pode contribuir para organizar a sociedade humana. Ora, os atuais meios de transmissão de ideias representam fatores importantes na História, pois poderão cooperar, de forma eficaz, para os valores da dignidade humana, da comunidade fraterna e da liberdade, além de facilitar a transmissão do Evangelho.

Padre Anderson Marçal
Com. Canção Nova

FONTE: Sagrada Família de Jesus

13 comentários:

  1. definitiva mente la red el la nueva evangelizadora así que debemos tener mucha responsabilidad con lo que escribimos

    ResponderExcluir
  2. Oii Roberto! Ótima postagem...
    Temos que deixar a nossa marca de cristãos aqui neste mundo que é a internet! A cada dia sinto que a nossa presença esta se fortalecendo e estamos criando laços com novas pessoas de muitos lugares do Brasil.
    Que Deus nos ilumine na utilização deste meio!

    Um forte abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia a serviço da evangelização!!!! Ótima partilha.
    Deus abençoe você.
    abçs

    ResponderExcluir
  4. Olá Roberto, ótimo post!
    Aproveito para desejar um feliz Fim de Semana!

    Tem promoção lá no blog.

    Paz de Cristo!

    Claudia/Catequesenanet

    ResponderExcluir
  5. Evangelizar é nossa missão! Parabéns pela postagem tão oportuna!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Roberto!
    fiquei um tempo sumida. Desculpa por não ter respondido seu comentário.
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Olá Roberto!
    Dia 19 tem um selinho no blog pra vc.
    Parabéns, seu blog está cada vez mais intenso!

    ResponderExcluir
  8. Tô passando pra dizer que tem selinho lá no blog pra todos que me seguem, e me acessem, pegue já o seu. Acesse este link e vá buscar seu selinho http://blogjonathancruz.blogspot.com/2011/08/presente-para-todos-os-meus-seguidores.html

    ResponderExcluir
  9. Olá, Paz e bem!
    Vim trazer meu abraço e dizer que tem um selinho pra vc lá no blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Vim trazer meu abraço e desejar uma belíssima semana pra você. Desculpe minha ausência, mas nem sempre consigo fazer visitas, embora goste muito de estar sempre aqui.
    Realmente precisamos usar esse meio de comunicação para evangelizar cada vez mais.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi, tem um carinho pra vc lá no meu blog, passe lá e leve-o com você.
    Abraços carinhosos.
    Lurdes

    ResponderExcluir
  12. Evangelizar e preciso!
    Tem um carinho pra voce la no blog catequesecasaforte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Catequista Roberto, parabéns pelo dia de hoje, Deus abençoe sua vocação!
    É com muiiiita alegria que venho avisar que temos a honra de estarmos listados no
    Blog de Catequese da CNBB
    http://catequeseebiblia.blogspot.com/2011/08/parabens-catequistas-blogueiros.html?showComment=1314494472750#c7085661189258847238

    E agora nós Catequistas Unidos, vamos lá agradecer!
    Divulguem em suas paróquias e blogs.
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim... Caso você não tenha uma conta do Google e fizer seu comentário de forma anônima, não esqueça de deixar seu nome e seu e-mail para que eu possa entrar em contato com você!

PAZ & BEM!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...