1

1

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Você sabe o que é uma Relíquia?

Olhando o dicionário, podemos encontrar a seguinte definição de relíquia: "Parte do corpo de um san­to: qualquer objeto que lhe pertenceu".
As relíquias são usualmente guardadas em receptáculos chamados relicários. Existem três classificações de relíquias: primeira classe que é a parte do corpo de um santo (osso, unha, cabelo, etc); segunda classe são objetos pessoais de um santo (roupa, cajado, pregos da cruz, etc) e as de terceira classe que inclui pedaços de tecidos que tocaram no corpo do santo, ou, no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada.
A Igreja Católica, consciente de que a Santidade do próprio Deus refulge e manifesta-Se em Seus Santos, venera, admira, e, invoca a intercessão dos mesmos, certo de que este procedimento, longe de ofender a Deus, ou de afastar os homens d'Ele, é algo que muito lhe agrada e muito favorece a Vida Cristã.
A Igreja respeita e conserva, com amor, os lugares aonde viveram os Santos, e, também, os seus restos mortais e objetos que lhes pertenceram na sua peregri­nação sobre a terra. Tudo isto, lugares, objetos e restos mortais dos Santos, ajudam-nos a nos lembrar deles, das suas vidas, dos seus exemplos de virtude, da necessida­de de também nós trilharmos o caminho da Santidade, de que eles, mesmo no Céu, não nos abandonaram, mas ainda estão conosco, nos ajudam e intercedem por nos.
As Relíquias dos Santos conservam-nos a sua precio­sa memória, ajudam-nos a mantermo-nos em comunhão com eles, e, também, são instrumentos dos favores di­vinos através da celeste intercessão destes amigos de Deus. Através do contato com tais relíquias, Deus pode conceder (e concede) graças para o Seu povo ainda peregrino sobre a Terra.

Hoje, no dia de Santa Rita de Cássia, teremos a honra de receber em nossa Paróquia, de forma definitiva, uma relíquia de Santa Rita. Às 20 horas, na Missa que dará início ao Tríduo em sua honra, receberemos um pedaço da veste que pertenceu a Santa, com certificado de autenticidade desta relíquia. Todos estão convidados a participar deste momento histórico e emocionante para nossa comunidade.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós… Intercedei a Deus por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim... Caso você não tenha uma conta do Google e fizer seu comentário de forma anônima, não esqueça de deixar seu nome e seu e-mail para que eu possa entrar em contato com você!

PAZ & BEM!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...